Patologias IntracranianasHIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL

A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) acomete pessoas com 60 anos de idade ou mais e é frequentemente confundida e tratada como Mal de Alzheimer. Isso se deve à semelhança dos sintomas: falhas na memória, dificuldade de reconhecer parentes e familiares, dificuldade de locomoção, incontinência urinária, entre outros. 

Na HPN há acúmulo do líquido cefalorraquidiano com consequente dilatação das cavidades internas do cérebro, promovendo distensão das fibras de conexão entre os neurônios e aumento da pressão intracraniana, dificultando a irrigação sanguínea encefálica. 

A doença tem evolução insidiosa, incapacita o paciente e compromete severamente a qualidade de vida. Apresenta a tríade de sintomas como segue

  • Déficits cognitivos (falhas na memória, dificuldades de cálculo, raciocínio lento, dificuldade para reconhecer familiares, sintomas próprios da demência senil); 
  • Problemas motores (alterações da marcha com passos lentos, arrastados, curtos, instáveis e dificuldade para levantar de assentos baixos, lentidão nos movimentos, desequilíbrio progressivo ao caminhar) 
  • Déficit esfincteriano (inicialmente urgência urinária, seguida de incontinência urinária e, posteriormente, fecal). 

A incidência é elevada na população idosa e vai aumentando com o avanço da idade. Estudos em populações fechadas sinalizam que em torno de 2,5% das pessoas acima de 65 anos são portadores de HPN. 

Diferente de outras formas de demências senis, a HPN apresenta resultados positivos ao tratamento, especialmente quando instituído precoce logo da instalação dos sintomas, com significativa redução dos mesmos. 

A HPN é identificada pela tríade sintomática e por estudos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, que demonstram a dilatação dos ventrículos (cavidades do cérebro). Outros exames como a mensuração do fluxo liquórico, por ressonância magnética, punção lombar com retirada de líquor, entre outros, também são realizados. 

O tratamento pode ser por punções liquóricas repetidas, embora o melhor resultado seja obtido pela drenagem do liquor por válvula de hidrocefalia. Controles periódicos e ajustes nos valores de pressão das válvulas são indispensáveis para o melhor resultado.

Dúvidas sobre HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL?

AGENDAMENTO

Para agendar sua consulta utilize nossa central de agendamento:

51 3311 4210 51 3311 6470 51 999 972 347 agendamento@neuropoa.com.br Se preferir, preencha e envie o formulário abaixo:

Importante!

Ao receber sua solicitação verificaremos a disponibilidade de data e horário para consulta com o profissional escolhido e, assim que possível, entraremos em contato para informar a data e horário mais próximos à sua solicitação.