Notícias

NOTÍCIA:
HYDROCEPHALUS, BOLOGNA, ITÁLIA
21 de novembro de 2022

Dr. Luiz Carlos de Alencastro participou do "Hydrocephalus 2018", Bologna, Itália. Esse congresso mundial teve como tema principal a Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) e estiveram presentes quase 300 neurocirurgiões, neurologistas, radiologistas, neuropsicólogo e outros profissionais envolvidos com hidrocefalia.
A hidrocefalia de pressão normal afeta 2-3% de todos os indivíduos acima de 65 anos e a frequência aumenta com o aumento da idade.
Mesmo em países desenvolvidos, somente 1/5 destes indivíduos são reconhecidos como tendo hidrocefalia e recebem tratamento. Os outros 4/5 não tem diagnóstico feito e, portanto, não se beneficiam do tratamento.
A importância de fazer o diagnóstico é porque se trata de quadro demencial - perda de funções cognitivas - tratável e com resultados satisfatórios. Muitos idosos com alteração do caminhar e incontinência urinária associadas são portadores desta enfermidade.
Uma das preocupações manifestadas é a necessidade de alertar para esta possibilidade tanto a população em geral, como médicos que lidam com indivíduos com idade mais avançadas.
Foi estruturado estudo que visa aprimorar o diagnóstico clínico e radiológico com critérios objetivos, sendo que participarão dois centros da Suécia, um da Dinamarca, um da Itália, um da Holanda e o NPA (Brasil), oferecendo maior facilidade no diagnóstico e tratamento, também no controle pós-operatório. 
O convite para a participação do NPA vem do reconhecimento das práticas empregadas aqui no Brasil, tanto no diagnóstico, tratamento e nos controles pós-operatórios. 

ANTERIORPRÓXIMA TODAS

AGENDAMENTO

Para agendar sua consulta utilize nossa central de agendamento:

51 3311 4210 51 3311 6470 51 999 972 347 agendamento@neuropoa.com.br Se preferir, preencha e envie o formulário abaixo:

Importante!

Ao receber sua solicitação verificaremos a disponibilidade de data e horário para consulta com o profissional escolhido e, assim que possível, entraremos em contato para informar a data e horário mais próximos à sua solicitação.